Para que o Medo?

Criar uma Loja Virtual Grátis
Para que o Medo?

PARA QUE O MEDO?

“Somos assim: sonhamos o voo, mas tememos a altura. Para voar é preciso ter coragem para enfrentar o terror do vazio. Por que é só no vazio que o voo acontece. O vazio é o espaço da liberdade, a ausência de certezas. Mas é isso que tememos: o não ter certezas. Por isso trocamos os voos por gaiolas. As gaiolas são o lugar onde as certezas moram”.

                                                                                                                                              Rubem Alves

 

Não há o que temer... O medo é apenas a representação de situações atemorizadoras que criamos em nossa consciência. Eles ocupam os espaços vazios das nossas mentes, lugar esses que deveriam ser preenchidos por esperanças, determinação e coragem.

Cientificamente falando, o medo nada mais é do que uma alteração de emoções e dos sentimentos, que se apresenta em escalas diferentes tomando conta da nossa consciência e conduzindo-as para um caminho inundado de ansiedade, pânico e terror. Diante dessas situações, tendemos a nos sentir encurralados, desanimados e ficamos sem expectativas para o futuro. O medo nos leva direto para a porta da derrota e, por causa da fraqueza em que nos encontramos, acabamos aceitando isso como sendo a nossa realidade.

Então o que acontece é que, com o medo, mergulhamos direto para o fundo do poço, e parece que nada será capaz de nos resgatar dessa tormenta. Parece que é impossível nos livrarmos dele, pois quando sentimos medo ele exerce total controle sobre as nossas vontades e nos leva a querer nos esconder dentro de “gaiolas”.

Todos nós a todo instante sentimos medo de alguma situação, esse é um sentimento comum em qualquer ser vivo. Mas o que não podemos aceitar é que ele se torne o comandante das nossas vidas e nos deixe incapacitados de querer batalhar por aquilo que desejamos. Então, livre-se desse sentimento incapacitante. Nós temos a capacidade de controlar as nossas mentes e nos desligarmos desse sentimento que nos tira diversas possibilidades de sucesso. A partir do momento que nos damos conta que o medo é apenas uma criação e, assim digo, uma ilusão, nos libertamos para desenvolver a capacidade de acreditar que somos capazes de fazer e ser o que quisermos. É a partir daí que começamos entender o quanto somos grandes e enxergamos uma variedade de experiências de plenitude que poderemos vivenciar.

Em minhas pesquisas sobre este assunto, deparei-me com relatos de uma filosofa desconhecida a qual profere o seguinte sobre o tema: Quando o ser humano começa a entender que ele não é apenas um ser material, o qual segue apenas um roteiro diário para a sua subsistência; quando ele finalmente começa a compreender que ele é um ser provido de uma força que vai para muito além do seu entendimento, então ele começa a perceber também que o medo é apenas uma ilusão e que, por este motivo, não há necessidade de temer as circunstâncias vazias da vida. Ela ainda diz que a ciência ainda não foi capaz de compreender com exatidão as incríveis capacidades que revestem o ser humano, mas mesmo assim é possível afirmar que ele possui força suficiente dentro de si para torná-lo grande. Essa força começa a aparecer em suas vidas por meios das suas crenças e, também, através das alternativas e possibilidades que surgem e se materializam de uma maneira esplendorosa. Tudo isso acontece de acordo com a proporção em que ele se concentra em seus objetivos e, assim, livra-se dos seus medos.

Diante de todo esse debate, há apenas uma orientação que eu deixo para aqueles que desejam alcançar o sucesso em suas vidas: Livre-se do medo, você consegue fazer isso. Ultrapasse essa barreira e veja que você é dotado de um poder que pode lhe transformar naquilo que você quiser. Podemos encontrar essa orientação até mesmo na bíblia (em Marcos 5: 36) onde ela nos diz: “Não tenha medo, tenha fé”. Se a sua fé for verdadeira e maior do que o seu medo com toda a certeza você terá a vitória, todos os seus objetivos serão conquistados.