VOCÊ NÃO SABE SORRIR?
“Sorriram um para o outro. E tudo estava certo outra vez, e tudo tinha um gosto bom.”
Caio Fernando Abreu.
Esse artigo eu escrevo pensando em várias pessoas que conheço, as quais nunca sorriem por acharem que sorrir é uma fraqueza. Algumas delas não sorriem porque não gostam deste hábito, elas preferem estar sempre de cara fechada e, assim, fechando as portas das mais maravilhosas e magníficas oportunidades que o mundo lhes oferece. Não entendo muito bem o motivo que as leva a pensarem dessa maneira, mas tudo bem. Cada um tem as suas particularidades.
Podem ter certeza que uma das minhas características mais marcantes é o fato de eu estar sempre me expressando com sorrisos e, é claro, que já fui muito criticada por isso. Muitos já chegaram até mim para dizer que eu devo parar de sorrir, porque fazendo isso eu estou me colocando em uma situação de submissão e assim não demonstro seriedade, e por isso acabo sendo prejudicada em muitas questões da vida. Eu, como tenho a mente aberta, ouvi os seus conselhos e decidi experimentar essas dicas, fiquei então um tempo sem sorrir como era de costume. Confesso que não me senti nem um pouco satisfeita com essa experiência, pois não obtive tanto sucesso vindo das outras pessoas como obtivera anteriormente. Então decidi pesquisar um pouco mais sobre o assunto e descobri coisas incríveis a respeito do sorriso, que ele representa uma expressão de poder, de confiança, de sucesso, e que o sorriso ajuda a curar diversas enfermidades e a superar dificuldades. A ciência comprova tudo isso que estou relatando.
Sorrir regularmente é uma parte fundamental e de extrema importância para enfrentarmos as questões da vida (mesmo quando não estamos dispostos a sorrir, simplesmente sorria) porque o sorriso exerce grande influência sobre as atitudes das outras pessoas que nos rodeiam e, também, sobre a forma como elas reagem à nossa presença. Não é a toa que Allan e Barbara Pease afirmam isso em seu livro linguagem corporal, dizendo que:”A ciência provou que quanto mais você sorri, mais respostas positivas obtém das outras pessoas.”
Todas essas informações me deixaram muito satisfeitas e me deram a certeza de que eu estava no caminho certo fazendo as coisas do meu jeito, sempre sorrindo.
Teve outra observação que fiz e que achei super importante de compartilhar com vocês. Reparei que as pessoas que se sentem um máximo mostrando expressões indiferentes, zangadas e autoritárias, elas nem sempre obtém todo aquele sucesso que apresentam ter. Em grande parte, elas são pessoas frustradas que estão sempre preocupadas com alguma coisa, o que são características contrárias de quem se expressa sorrindo. Não estou querendo dizer que quem não sorri não tem chances de lograr êxito nas suas tarefas diárias e nas suas relações interpessoais, pois eu sei que se quisermos todos nós podemos alcançar tudo o que almejamos, estando ou não sorrindo, e isto é fato. Mas o ponto que eu quero chegar é que o mundo nos dá bastantes exemplos simples de que tudo o que se faz sorrindo é muito mais satisfatório e o que conseguimos alcançar são coisas muito maiores e muito mais duráveis.
Tudo o que fazemos com um sorriso estampado no rosto é muito mais satisfatório, pois, conforme afirma a Michelly Ribeiro:
“O sorriso encanta e é o ponto de partida para quem quer elevar a sua auto-estima. O sorriso atrai milhões de outros sorrisos, porque quando alguém sorri para outra pessoa, porque transmite a ideia de aceitação, simpatia. O sorriso gera sorrisos porque atrai o que você transmite. É a lei natural!”
Portanto se você quiser ter mais sucesso e alcançar o sossego, então erga a cabeça, SORRIA e tenha ânimo para querer viver.
Confira o vídeo abaixo, nele há a tradução de uma linda canção de Charles Chaplin que resume tudo o que eu disse.
Você sabe sorrir, Deus lhe deu essa incrível capacidade de conquistar as pessoas e o seu sucesso pessoal, então sorria.